Registar-se!

Login

Recuperar password

Recuperar password? Indique o seu email. Receberá um link de recuperação da password no seu email

Captcha Clique na imagem para alterar os dados de segurança

Login

Registar-se!

Bem-vindo à Praça Pública da Eurostops Torne-se membro da comunidade Eurostops. O registo é grátis, assim como, a colocação de perguntas e respostas.

Marcos históricos do Autocaravanismo

Marcos históricos do Autocaravanismo

1930 – NASCE NA ALEMANHA UM CONCEITO REVOLUCIONÁRIO „Wohnauto“ (Dethleffs)

Arist Dethleffs (* 1908; † 14. Fev 1996) funda no ano 1931 a primeira montagem de caravanas, realizando assim,  um sonho da sua esposa em poder acompanha-lo nas suas viagens de negócios.

1935 PRODUÇÃO EM SÉRIE DETHLEFFS

Um simples hobby passa a uma linha de montagem (em pequena escala)

DÉCADA DE 50

Europa recupera da II. Guerra, na década de 40 não existe lazer. Agora 5 anos depois surgem novas marcas e novos conceitos. Marcas como a Hymer, Tabbert, Eura entre outras entram em cena. Um dos modelos mais conhecidos nessa década é o modelo REGENT da Tabbert (Caravana).

DÉCADA DE 60

Europa recupera bem e de forma rápida dos pós guerra. Tempo de viver novas aventuras, abertura para novos desafios. A década conta com caravanas mais coloridas e um conceito diferente de viver a vida. A França e a Itália são os fabricantes mais criativos no fabrico de Caravanas.

DÉCDA DE 70 – NASCE O AUTOCARAVANISMO

Finalmente nasce, propriamente dito o Autocaravanismo, enquanto as caravanas invadem os parques de campismo, as autocaravanas começam a cruzar a Europa com os mapas gigantes que tapavam o tablier nas mãos.

DÉCADA DE 80 – A DÉCADO DO BOOM NA EUROPA

A década em tudo mudou, o autocaravanismo cresce em QUASE toda a Europa, as marcas tradicionais começam apostar cada vez mais neste segmento. A Fiat com a plataforma Ducato Chassis-cabine é a mais usada pelo fabricantes. Alguns dos modelos mais marcantes são a Knaus Sun Traveller e a Hobby 600/700, aliás a Hobby já era o maior fabricante de caravanas do mundo. O conceito de Autocaravana familiar cresce com o fabrico das Autocaravanas tipo Capuchine e a introdução de beliches.

DÉCADA DE 90 – CONFORTO ACIMA DE TUDO

Finalmente posso ter uma Autocaravana!

As viaturas começaram a ter maior conforto e maior índice de segurança. Os fornecedores de peças e acessórios elaboram novos produtos de conforto e design. A Autocaravana começou a ser produzia ‘A la Carte’ com ‘aquilo’ que eu quero.! Começaram a surgir a primeiras autocaravanas integradas mais ‘atrevidas’ e por ‘medida’. É o início das Autocaravanas Premium. De realçar o crescimento do mercado para Autocaravanas perfiladas.

2000 até hoje…futuro

Tudo é mais acessível e rápido! Os motores evoluírem com tecnologia common-rail, TDI, HPI, HDI, TDCI, TD, ECO….etc. Atualmente, e já disponível em versão totalmente elétrica. Novas fontes de energia começam a ser introduzidas em massa, como os painéis solares, baterias AGM, Fuel Cell e novos padrões de conforto nunca antes visto. As Autovivendas voltam a estar na moda, desta vez vem equipadas com WC, Camas grandes, cozinha etc… e todo o conforto de uma perfilada …e mais rápida. Viajamos mais, navegamos mais, vamos mais informados aos destinos graças ao portais de autocaravanismo. E daqui para a frente….?

Uma Autocaravana LMC da década de 90 com visão no futuro

Texto e pesquisa elaborado pela Eurostops

Acerca de: Praça Pública

Somos a rede de postais de Autocaravanismo em Portugal: »» WWW.EUROSTOPS.PT »» SHOP.EUROSTOPS.PT »» FORUM.EUROSTOPS.PT »» QUICKOUTCAMPERS.COM info@eurostops.pt

Deixar resposta

Captcha Clique na imagem para alterar os dados de segurança