Portugal: Óbidos, o melhor de dois mundos

Denunciar
Questão

Please briefly explain why you feel this question should be reported .

Denunciar
Cancel

Vila das Rainhas

Óbidos é provavelmente a vila medieval mais conhecida de Portugal. Não há quem a resista. É certamente a mais bem preservada e a que mais dinamiza o espaço que possui..

Não vamos dizer que é um cenário de conto de fadas porque esta descrição fica para a imbatível cidade de Carcassonne, na França. Mas com certeza Óbidos tem charme medieval para dar e vender. As muralhas que cercam a vila de Óbidos atraem muitos turistas durante todo o ano. Mas é preciso dizer que, a vila medieval de Óbidos vale realmente uma visita. Em verdadeiro ambiente medieval, deixe-se perder pelas ruas estreitas e sinuosas, onde o casario branco se rende ao seu Castelo, lá no alto, e inspire-se, a cada passo, com os vestígios de outras épocas que vai encontrando.

Sabia que…

Óbidos é chamada de “Vila das Rainhas” porque foi dada por D. Dinis à Rainha Isabel como presente de casamento. A partir daí, a vila medieval passou a integrar o dote de todas as rainhas portuguesas até 1834.

Painel de Azulejos na porta da Vila

A entrada principal da povoação é a Porta da Vila, um portão duplo em derrame com o interior revestido de azulejos do século XVIII, conduzindo directamente à Rua Direita, a rua principal, algo estreita e com uma cortadura pavimentada no seu centro, com uma série de casas brancas em ambos os lados, adornadas com gerânios e buganvílias, sendo ocupadas por lojas de artesanato, restaurantes e galarias de arte.

Rua Direita

O que fazer em Óbidos

Muralha de Óbidos

Uma das principais atracções de Óbidos é sem dúvida a muralha medieval. É quase possível percorrer a muralha do sec. 12. e apreciar cada recanto da vila. No entanto convêm sublinhar que deve ter muito cuidado!

Castelo de Óbidos

O castelo de Óbidos terá sido originariamente edificado pelos árabes, no local que já tinha sido ocupado por lusitanos, romanos e visigodos, e no contexto da expansão do território português e reconquista cristã da Península Ibérica, D. Afonso Henriques tomou este castelo por volta de 1148.

Igreja de Santa Maria

A elegante Igreja de Santa Maria localiza-se perto da extremidade norte da Rua Direita, na bela cidade murada de Óbidos, Portugal. Esta é a igreja principal da cidade, e ergue-se sobre as fundações de um templo visigótico que posteriormente foi convertido numa mesquita. A construção desta igreja começou no século XII, mas foi restaurada várias vezes ao longo do tempo, e actualmente a maior parte do edifício é de estilo Renascentista.

Igreja de São Tiago

A Igreja de São Tiago, localizada dentro das muralhas da cidade de Óbidos, cerca da entrada para o Castelo, é um templo de estilo barroco e neoclássico que foi construído em 1186 por ordem de D. Sancho, e mais tarde reconstruído após ter sido destruído no terremoto de 1755.

Ginja de Óbidos

Também denominada por “Ginjinha de Óbidos”, o licor tem um forte sabor, intensamente perfumado com o agridoce das ginjas. De cor vermelho escuro, o licor apresenta duas variedades distintas: o licor simples e o licor com frutos no seu interior, por vezes aromatizado com baunilha ou um pau de canela.
Acredita-se que a origem deste licor remonta ao séc. XVII, de receita conventual, da qual um frade tirou partido das grandes quantidades de fruto existentes na região, executando o refinamento do licor hoje conhecido.

ONDE FICAR COM A AUTOCARAVANA?

Óbidos dispõe de uma ASA PACO ÓBIDOS, no entanto se ficar apenas por algumas hora use o Parque de Estacionamento em frente à ASA – custo 2€ (reverte a favor os bombeiros voluntários)

ASA Próximas:

ASA Intermarché Caldas da Rainha | ASA Foz do Arelho | ASA Casa Azzurra

0
Praça Pública 4 meses 2021-02-23T20:17:14+00:00 0 Respostas 6 visualizações 0

Responder

Browse

Captcha Clique na imagem para alterar os dados de segurança