Registar-se!

Login

Recuperar password

Recuperar password? Indique o seu email. Receberá um link de recuperação da password no seu email

Captcha Clique na imagem para alterar os dados de segurança

Login

Registar-se!

Bem-vindo à Praça Pública da Eurostops Torne-se membro da comunidade Eurostops. O registo é grátis, assim como, a colocação de perguntas e respostas.

Rota 2 dias 2 Mosteiros | Região Centro

(1)
  • Autor: Praça Pública
  • Elaborada: Maio 24, 2021 8:50 am
  • Atualizada: Maio 30, 2021 8:10 am
Categorias:
» extensão rota : 1 - 3 Dias
» grau dificuldade: Condução fácil

Copy the following HTML iframe code to your website:

  • Distance Instructions
Label
  • Distância 199.45 km
  • Condução 4 h 11 min
  • Média 52.1 km/h
  • Min altitude 0 m
  • Peak 383 m
  • Climb 1388 m
  • Descent 1468 m

Uma escapadinha de fim de semana, dois dias dois mosteiros pela região centro entre Tomar e o mar.

1. Miradouro de Alhandra (PE-M)

Altitude: 94 m
Endereço: Apartado 50, Alhandra, 2600 Alhandra, Portugal

Parque de Merendas e Monumento a Hércules e aos Defensores das Linhas de Torres Vedras
Espaço com muito sombra, grelhadores e miradouro sobre o rio Tejo e as Lezírias

Erguido em 1883, no local onde existiu o Reduto n.º 3, designado por Reduto da Boa Vista. Daqui partia a linha de fortificações militares que faziam parte do complexo de fortificações das Linhas de Torres, construídas com grande sigilo entre 1810 e 1812 pelas tropas luso-britânicas contra os exércitos napoleónicos. Além da visita ao monumento, o local apresenta uma boa situação sobranceira ao Tejo, que permite a apreciação da vista sobre o estuário.

GPS: 38.9255418,-9.016113

2. Tomar (ASA)

Altitude: 57 m
Endereço: Ac. Particular 2B, 2300 Tomar, Portugal

Em Tomar o antigo parque de campismo municipal, foi transformado numa Área de Serviço para autocaravanas, junto das piscinas municipais, campo da bola e jardim.
- O espaço dispõe de área de manutenção (Grátis) e muita sombra em piso de relva
- Os WC (fecham às 19:00)
- Está muito bem sinalizado apenas a 5 min do centro.

Aconselhamos a ida a pé, são cerca de 20-25min. caso queira levar a Autocaravana, existe um parque de estacionamento razoável antes da chegar ao convento.

TOMAR
O castelo de Tomar e respectivo convento é considerado um dos mais importantes edifícios militares portugueses do século XII. Um monumento de enorme grandeza e história, formando um espécime único do seu género, classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1983.

Foi construído a partir de 1 de março de 1160 (razão pela qual se celebra-se o dia da cidade de Tomar), situado numa colina perto do rio Nabão. A sua construção foi uma questão de estratégia militar, para a necessidade de estabelecer um ponto forte de resistência nas áreas fronteiriças de territórios no poder dos muçulmanos.

Gualdim Pais, mestre do templo, foi o principal responsável pela construção deste castelo, a estátua encontra-se na praça principal de Tomar.

O Município de Tomar, fazendo jus ao seu legado histórico, apresenta a sua marca Tomar Cidade Templária.

O seu destaque vai, naturalmente, para o conjunto monumental constituído pelo Convento de Cristo e pelo Castelo Templário, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, e que é um dos monumentos portugueses mais visitados. Mas a cidade banhada pelo rio Nabão quer demostrar claramente que tem muito mais património de relevo para apresentar aos visitantes, num centro histórico bem preservado que cada vez fervilha mais de vida e de ideias novas.

A Sinagoga de Tomar, uma das mais bem preservadas da Península Ibérica, é um dos principais motivos de atração. As igrejas de S. João Baptista e de Santa Maria do Olival são repositórios de História e de Arte. Em cada canto há uma janela deslumbrante, um pórtico antigo, uma capela.

O complexo da Levada faz a ponte entre a cidade e o rio, entre os ofícios que se foram tornando cada vez mais industriais e a fruição dos saberes e dos espaços pelas gerações de hoje.
E no Núcleo de Arte Contemporânea, pela mão de mestre de José-Augusto França, pode ser visto um panorama da arte portuguesa do século XX.
GPS: 39.607043, -8.4102916

3. Buffet D. Abade (Restaurante)

Altitude: 164 m
Endereço: N1 12, 2480, Portugal

O Dom Abade - Restaurante | Eventos | Buffet

O Dom Abade nasceu para proporcionar bons momentos à mesa e para que possa saborear a melhor gastronomia de Portugal, entre amigos e família.

Temos mais de 35 anos de experiência, e isso pode ser degustado em cada prato que chega à mesa. Contamos com uma equipa experiente e competente, com o conhecimento e sensibilidade na confeção de cada prato e com um ambiente familiar, que convida a agradáveis momentos.

À entrada, temos uma sala de estar acolhedora, com um ambiente requintado, onde é possível degustar um aperitivo, antes de se sentar à mesa. As nossas duas salas, exclusivas para não fumadores e com capacidade para 150 e 250 pessoas, têm uma decoração elegante que combina com qualquer ocasião. No exterior, o nosso jardim convida a uns minutos de pausa ou a um passeio pelo verde da natureza.

Cada pessoa que por aqui passa leva na memória boas experiências gastronómicas e sensoriais e deixa a promessa de recomendar e voltar.

https://www.dom-abade.com/
GPS: 39.610129, -8.8572044

4. Alcobaça (PE-PD)

Altitude: 49 m
Endereço: Av. dos Combatentes 2460, 2460 Alcobaça, Portugal

Estacionamento próximo do Mosteiro de Alcobaça (Grátis)

Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Alcobaça encontra-se intimamente ligado à afirmação de Portugal como reino independente (1139-1179). Foi fundado por iniciativa do primeiro rei, D. Afonso Henriques, por doação a Bernardo de Claraval, datada de 1153.

Traduz, como poucos monumentos, a sobriedade estética pregada por S. Bernardo e o rigor e a austeridade da Ordem de Cister. As obras foram iniciadas em 1178 e terminadas cerca de 100 anos depois. Na igreja os mestres pedreiros da Ordem de Cister experimentaram o que era, na altura, um novo "modo" de construção - o gótico - introduzindo no território português essa nova linguagem arquitetónica.

Panteão Régio da monarquia portuguesa, o Mosteiro de Alcobaça alberga os túmulos de D. Pedro I e de D. Inês de Castro, datados do séc. XIV e considerados obras- primas da escultura tumulária europeia. Com um riquíssimo programa decorativo, neles se destacam as representações do Juízo Final, no túmulo de D. Inês, e da Roda da Vida, no túmulo de D. Pedro.

O Mosteiro de Alcobaça, cujas últimas dependências construídas datam do século XVIII, é considerado um dos maiores e mais bem conservados conjuntos abaciais da Ordem de Cister em toda a Europa. A espiritualidade dos monges de Cister e a imaterialidade que a sua busca da perfeição implicava, reflete-se em todo o edifício, espécie de diamante em bruto, espaço único e irrepetível.
GPS:39.5491254, -8.9747679

5. São Martinho do Porto (PE-PD)

Altitude: 5 m
Endereço: Av. Marginal, 2460 São Martinho do Porto, Portugal

São Martinho do Porto com sinalização de proibição a Autocaravana, por isso apenas uma breve paragem.
GPS: 39.501089, -9.1423457

Fotos do túnel:
39.51131847935917, -9.141282513294163

6. Almourol (PE)

Altitude: 18 m
Endereço: rua convento de loretto, 2260 Praia do Ribatejo, Portugal

O castelo de Almourol dispõe de um amplo estacionamento junto às margem do rio. junto ao espaço encontra-se um bar/café. A visita ao castelo

Considerado um dos símbolos da Reconquista e dos Templários, o forte é um monumento militar medieval que, outrora, fez parte da Linha Defensiva do Tejo, juntamente com os Castelos de Monsanto, Zêzere, Pombal e Tomar.

Horário:
- 10h às 17:30h (última passagem para o Castelo às 17:00h);
- Encerramento Semanal: Segunda-Feira;
- Horário de Almoço – 13:00h – 14:30h
- Encerrados: 1 de Janeiro, 1 de Março, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 24 e 25 de Dezembro.

GPS: 39.4628852, -8.382988

Uma escapadinha de fim de semana, dois dias dois mosteiros pela região centro entre Tomar e o mar.

Deixar resposta

Captcha Clique na imagem para alterar os dados de segurança