Registar-se!

Login

Recuperar password

Recuperar password? Indique o seu email. Receberá um link de recuperação da password no seu email

Captcha Clique na imagem para alterar os dados de segurança

Login

Registar-se!

Bem-vindo à Praça Pública da Eurostops Torne-se membro da comunidade Eurostops. O registo é grátis, assim como, a colocação de perguntas e respostas.

Rota das pedras | Poderá encontrar os Flintstone’s !

(1)
  • Autor: Praça Pública
  • Elaborada: Maio 1, 2021 6:18 pm
  • Atualizada: Maio 30, 2021 8:22 am
Categorias:
» extensão rota : 1 - 3 Dias
» grau dificuldade: Condução exigente

Copy the following HTML iframe code to your website:

  • Distance Instructions
Label
  • Distância 116.17 km
  • Condução 2 h 31 min
  • Média 50.8 km/h
  • Min altitude 60 m
  • Peak 523 m
  • Climb 1805 m
  • Descent 2234 m

Uma rota pela natureza como caminhadas pela serra de Montejunto, exploração das grutas em Mira de Aire e por fim refresque-se na praia fluvial do Agroal.

1. Montejunto (ASA & Pq. Merendas)

Altitude: 524 m
Endereço: Montejunto, 2550, Portugal

Vai uma caminhada?
A Serra de Montejunto é um refúgio a cerca de 50 km de Lisboa. É um abrigo para pessoas, animais e plantas. Está entre o mar e uma zona agrícola com forte intervenção humana.
Erguendo-se abruptamente entre o litoral e o vali do Tejo, a serra de Montejunto demarca-se da paisagem envolvente, não só pela altitude que atinge, mas também pelas suas características naturais. Localizada na região Oeste, surge como um dos últimos refúgios para muitos animais e plantas. Constituindo um espaço natural privilegiado, aqui podemos encontrar uma diversidade considerável de plantas e animais, assumindo as aves uma particular importância.
Um dos locais onde se tem uma vista muito interessante é no miradouro junto à Capela de Nossa Senhora das Neves. O templo é muito antigo e a romaria mantém-se até aos dias de hoje. Ao lado estão as ruínas do primeiro convento dominicano em Portugal. É do século XIII e posterior à capela.
Há três trilhos devidamente sinalizados que nos levam pelo meio da serra. Os trilhos vão dos 5 aos 9km e têm grau de dificuldade diferente.
Ao lado existe um exclente parque de merendas e um parque de campismo rural, com Área Serviço para Autocaravanas. Acessos estreitos na serra de Montejunto.
GPS: 39.1802325, -9.049810

2. Salinas Rio Maior (PE)

Altitude: 88 m
Endereço: Estr. das Salinas 41, 2040-091 Rio Maior, Portugal

As Salinas de Rio Maior situam-se a cerca de 3 km do centro da cidade e encaixam-se num vale no sopé da Serra dos Candeeiros, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Classificadas como Imóvel de Interesse Público desde Dezembro de 1997, estas são as únicas Salinas interiores existentes em Portugal, e as únicas que se encontram em pleno funcionamento na Europa. A primeira referência à sua existência data de 1177, mas pensa-se que o aproveitamento do sal-gema já seria feito desde a Pré-história.

Rodeadas de vinhas e terras de cultivo são consideradas como uma maravilha da natureza, uma vez que o oceano fica a 30 km. O sal é vestígio da presença do mar em épocas remotas. A água, cerca de sete vezes mais salgada que a água do mar, provém de um poço, após passar por uma jazida de sal-gema.

Como, inesperadamente a cerca de 30 km do mar e ocultas pelas encostas circundantes, surgem as Salinas?
As Salinas encaixam-se num vale tifónico no sopé da Serra dos Candeeiros que, dada a sua natureza calcária, é possuidora de inúmeras falhas na rocha o que faz com que as águas da chuva não fiquem à superfície, formando cursos de água subterrâneos.

Uma dessas correntes atravessa uma extensa e profunda jazida de sal-gema que alimenta o poço que se encontra no centro das Salinas, e de onde se extrai água sete vezes mais salgada que a do mar.

GPS: 39.363643, -8.948798

3. São Bento (ASA)

Altitude: 503 m
Endereço: R. Luís de Camões, 2480, Portugal

Aproveite para descansar
GPS: 39.521837, -8.781096

4. Mira de Aire (ASA)

Altitude: 341 m
Endereço: R. António Pereira da Silva 192, 2485 Mira de Aire, Portugal

As Grutas de Mira de Aire, para além da beleza natural que impõem nas salas que apresentam são, ainda, as maiores grutas turísticas de Portugal, tendo ao público 600 metros dos 11km que as compõem e recebendo, atualmente, cerca de 6 milhões de visitantes, incluindo 15% de visitas de estudo nacionais e estrangeiras, de vários escalões de ensino.
Av. Dr. Luciano Justo Ramos
2485-050 Mira de Aire
http://www.grutasmiradaire.com/
O Parque Aquático foi inaugurado em 1993. Situa-se junto à saída das Grutas de Mira de Aire e destina-se aos habitantes e turistas que pretendam passar momentos agradáveis de lazer. O Parque possuí piscina de natação, aqualândia infantil, três escorregas de água "tobogans", solário, bar - esplanada e diversos espaços de lazer.

O Aquagruta está enquadrado num espaço maravilhoso, com o poldje de Mira-Minde e a Serra de Aire como pano de fundo.
As atrações localizam-se próximas da ASA Mira de Aire
GPS: 39.542688, -8.7037628

5. Agroal (Praia fluvial)

Altitude: 102 m
Endereço: R. Principal, 2435, Portugal

Das águas frias termais do Rio Nabão nasceu a praia fluvial do Agroal, numa piscina fluvial construída para relaxar nas águas frias da nascente do Agroal, que tem uma profundidade entre 0.90m e 2.70m pertencente á freguesia de Formigais, concelho de Ourém. Esta caracteriza-se pela água limpinha, limpinha, mas também muuuuito fria. O rio Nabão é um afluente Zêzere
GPS: 39.679799, -8.436599

Uma rota pela natureza como caminhadas pela serra de Montejunto, exploração das grutas em Mira de Aire e por fim refresque-se na praia fluvial do Agroal.

Deixar resposta

Captcha Clique na imagem para alterar os dados de segurança