Registar-se!

Login

Recuperar password

Recuperar password? Indique o seu email. Receberá um link de recuperação da password no seu email

Captcha Clique na imagem para alterar os dados de segurança

Login

Registar-se!

Bem-vindo à Praça Pública da Eurostops Torne-se membro da comunidade Eurostops. O registo é grátis, assim como, a colocação de perguntas e respostas.

Rota pelo Alqueva | O grande lago

(0)
  • Autor: Praça Pública
  • Elaborada: Junho 7, 2021 9:34 pm
  • Atualizada: Junho 7, 2021 10:01 pm
Categorias:
» extensão rota : 1 - 3 Dias
» grau dificuldade: Condução fácil

Copy the following HTML iframe code to your website:

  • Distance Instructions
Label
  • Distância 110.92 km
  • Condução 1 h 45 min
  • Média 63.1 km/h
  • Min altitude 88 m
  • Peak 316 m
  • Climb 1268 m
  • Descent 1266 m

Uma rota pensada e repensada, com pernoitas seguras e uma mistura de cultura, arte e diversão.
Para passar uns dias descontraídos e em boa companhia, o Grande Lago em que se transformou a albufeira do Alqueva é o pretexto perfeito para relaxar.

1. Amieira (PF)

Altitude: 159 m
Endereço: N255, 7220 Amieira, Portugal

PRAIA FLUVIAL DA AMIEIRA
A praia fluvial possui cerca de 600 metros de areal (dos quais 150 são vigiados), zona relvada, vigilância e serviços de apoio, incluindo bar, restaurante, posto médico, balneários, instalações sanitárias, canoas e gaivotas.

2. Alqueva (ASA)

Altitude: 196 m
Endereço: Rua de Moura 45, 7220 Alqueva, Portugal

Use a ASA Alqueva para uma pernoita segura com infraestruturas para despejos e reabastecimento
GPS: 38.213868, -7.538482

3. Aldeia da Luz (ASA)

Altitude: 170 m
Endereço: Terreiro do Rossio 1, 7240 Nova Aldeia da Luz, Portugal

A nova Aldeia da Luz foi construída para realojar os habitantes da antiga aldeia da Luz submergida pelas aguas da barragem de Alqueva. A nova aldeia foi construída de forma a manter no essencial as características da aldeia antiga.

A questão do realojamento dos habitantes da aldeia da Luz iniciou-se em 1981. Foram consideradas 3 hipóteses: indemnizar dos habitantes, transferi-los para uma povoação vizinha ou construir uma aldeia semelhante. Esta ultima alternativa foi a escolhida, sendo a preferida pela população.

As obras iniciaram-se em 1998 e terminaram em 2002.

NÃO DEIXE DE VISITAR
O Museu da Luz (Luz, Mourão, Alentejo) afirma-se como singular espaço de cultura e de identidade. Erigido entre a aldeia da Luz e a margem do lago de Alqueva, é o espaço interpretativo das profundas alterações ocorridas neste território, decorrentes do aparecimento da barragem e da submersão de uma aldeia. O próprio edifício em xisto, diversas vezes premiado, é de uma arquitetura marcante e perfeitamente integrada na paisagem
GPS: 38.343095, -7.3740792

4. Praia Fluvial Monsaraz

Altitude: 307 m
Endereço: M514, 7200, Portugal

PRAIA FLUVIAL MONSARAZ
Localiza-se no Centro Náutico de Monsaraz, estando inserida na albufeira de Alqueva. Trata-se da primeira praia do Grande Lago Alqueva e foi galardoada com a bandeira azul e ainda com a classificação de Praia Acessível.
GPS: 38.442547, -7.379872

5. Parque Autocaravanas Monsaraz (PE-RAC)

Altitude: 155 m
Endereço: Unnamed Road, 7200, Portugal

A localização privilegiada, situada no topo da colina e com vista sobre o Guadiana e a fronteira com Espanha, tornou-a altamente cobiçada pelos povos que a disputaram. Então de nome Saris ou Sarish, Monsaraz foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor, em 1167, numa incursão militar que saiu de Évora.

Após a derrota sofrida em Badajoz, D. Afonso Henriques volta a perder controlo de Monsaraz para os mouros. Contudo, em 1232, D. Sancho II recupera de vez Monsaraz com o apoio e auxílio dos Templários, a quem acaba por doar a bela vila alentejana. Aliás, as marcas deixadas pela Ordem do Templo, mais tarde Ordem de Cristo, estão ainda vivas e de boa saúde por entre as muralhas de Monsaraz.

Hoje vila museu do Alentejo, Monsaraz foi a cabeça de concelho até meados do século XIX, altura em que a administração concelhia passa a estar sediada em Reguengos de Monsaraz. Uma curiosidade: sabia que Reguengos significa “relativo a Rei”, estando diretamente ligada ao prefixo latino regis (= Rei)? Enquanto todo o concelho de Reguengos de Monsaraz cresceu através dos séculos, acompanhando a modernidade, Monsaraz voltou as suas costas ao tempo e deixou-se ficar como queria, menina e donzela – intemporalmente magnífica.
GPS: 38.435824, -7.351632

6. Campinho (PE-RAC)

Altitude: 159 m
Endereço: Unnamed Road, 7200 Campinho, Portugal

Como chegar?
CAMPINHO
Um parque de Merendas com possibilidade de pernoita.

Partindo da aldeia de Campinho, vire para a rua do Guadiana em direção a sul, até sair da aldeia. Passados cerca de 500 metros após sair da aldeia vire à esquerda, pela estrada alcatroada, seguindo a indicação “Parque de Merendas”. Poderá ver o aeródromo à sua esquerda. Siga em frente durante mais 2 kms até chegar ao parque de merendas.

GPS: 38.355661, -7.444776

Uma rota pensada e repensada, com pernoitas seguras e uma mistura de cultura, arte e diversão.
Para passar uns dias descontraídos e em boa companhia, o Grande Lago em que se transformou a albufeira do Alqueva é o pretexto perfeito para relaxar.

Deixar resposta

Captcha Clique na imagem para alterar os dados de segurança